x

Considerados como uma refeição leve e uma carne bastante saudável, os peixes requerem alguns cuidados especiais na hora da compra e do preparo! Confira algumas dicas para você escolher sempre peixes em ótimo estado e prepará-los na sua própria casa!

 

shutterstock 9527599 1

Escolhendo o peixe

O primeiro item a ser verificado é o cheiro do peixe! Peixes frescos e saudáveis não apresentam cheiro algum! Se você perceber que o peixe que está pensando em comprar apresenta algum odor, desista imediatamente da compra, pois se trata de um forte indício de que está estragado. A carne deve apresentar textura firme, elástica e úmida. Dê preferência aos peixes inteiros, pois suas partes cortadas estragam mais rapidamente. Outra boa dica para escolher bons peixes é reparar nos seus olhos. Quanto maiores, brilhantes e salientes estiverem os olhos e mais vermelhas estiverem as guelras, mais fresco o peixe está!

 

shutterstock 144122521 1

Armazenamento

Pronto! Você já comprou o peixe o levou até a sua casa! O próximo passo é guardá-lo na geladeira até a hora do preparo. Para melhor manter o frescor e acentuar o sabor da carne, guarde o peixe inteiro e envolto em filme plástico. Lembre-se de que na geladeira o peixe pode ser consumido em até 24h! A Margarina Puro Sabor lhe dá uma dica sensacional para quando você precisar guardá-lo por mais de um dia: basta envolver o peixe em filme plástico no gelo picado, pôr dentro de um recipiente furado e levar à geladeira. Lembre-se de pôr uma bandeja embaixo para coletar a água que vai escorrer do gelo derretido.
Congelar o peixe altera a textura e o sabor da sua carne. Se a textura não for importante na sua receita, o peixe pode ficar congelado no freezer por até seis meses.

 

shutterstock 15340084

A quantidade certa para sua receita

Você gosta mais de servir o peixe inteiro ou prefere fazer iscas, postas e pequenos cortes? O formato das peças e tamanho da porção influenciam o tempo de cozimento e deixam a receita com diferentes visuais! Experimente preparar seus peixes de maneiras diferentes e confira os resultados!

 

shutterstock 266014253

Modo de Preparo

O preparo do peixe é a parte mais importante, sem dúvida! Mas tome cuidado para a carne não passar do ponto, pois ficará ressecada e sem gosto. Uma vantagem dos peixes é que podem ser preparados de diversas formas diferentes: podem ser servidos crus, marinados, fritos, grelhados, cozidos, ensopados, empanados, defumados e assados de diversas maneiras.


Em relação aos temperos, os peixes oferecem uma grande variedade de combinações: limão, sal, alho, pimenta-do-reino, por exemplo, deixam toda receita mais saborosa!


E você? Como você gosta de preparar e saborear receitas com peixes? Conta pra gente nos comentários! Um beijo da Puro Sabor!

Gostou? Curta essa receita.

Clique no coração para curtir.

Veja mais receitas

Deixe seu comentário