x

Uma carne mais macia pode fazer toda a diferença em uma receita, não é mesmo? Você conhece alguma técnica para amaciar? Separamos algumas bem práticas para você, confira:

 

A forma de preparar a carne é essencial para garantir a sua maciez, mas um bom corte também faz parte. Portanto, na hora de cortar a carne, corte no sentido contrário das fibras da peça. Você também pode bater com um martelo próprio para a carne.

 

Preparar a carne

 

Antes de preparar a receita que levará a carne, é preciso preparar a peça, temperando-a e marinando-a. Marinar, caso você não saiba, é deixar a carne em repouso em líquidos e temperos próprios para dar mais sabor ao alimento, além de suculência e maciez. Quanto mais ácido o líquido, mais ele quebra as fibras da carne.

 

Existem diversas formas de fazer isso. Confira algumas:

 

Marinando com abacaxi

 

Além de ser a opção mais fácil de encontrar, o abacaxi é o mais utilizado para marinar a carne. Para preparar o marinado, você precisará de 200 g de abacaxi para cada 1 quilo da carne. Deixe a peça marinando por cerca de 40 minutos no suco da fruta.

Se for preparar a carne cozida, o melhor é cozinhar a carne junto com a fruta, não esquecendo de fatiar o abacaxi em pedaços bem finos para que se desfaçam no cozimento.

 

Marinando com mamão

 

O mamão também possui propriedades que quebram as fibras da carne e, por isso, é uma boa opção para marinar a peça. A proporção é: para cada 5 kg de carne, utilize 300 g de mamão cortado e macerado. Deixe a carne descansando na fruta por cerca de 2 horas e, após, lave-a bem e tempere como de costume.

 

Marinando com vinagre e azeite

 

Uma mistura de vinagre e azeite também pode ser utilizada para marinar a carne. Para bifes, utilize a mistura de vinagre, cebola e limão.

 

Marinando com vinho e cerveja

 

Existem algumas peças de carne que possuem fibras mais resistentes. Para garantir a maciez e a suculência, uma boa alternativa é colocá-las para marinar em vinho ou cerveja por um bom tempo. Como a carne é vermelha, o ideal é utilizar o vinho tinto.

 

 

Gostou? Curta essa receita.

Clique no coração para curtir.

Deixe seu comentário