x

Esta é a segunda parte da série de dicas para você preparar um bolo perfeito e saboroso para a sua família! Vamos lhe ensinar as melhores maneiras de assar a massa! Se você perdeu a primeira parte, onde falamos sobre o preparo da massa, pode acessar clicando aqui. Agora, vamos às dicas!

1. Aqueça o forno

Para que o bolo cresça de maneira correta, deve ser assado imediatamente após o preparo. Por conta disso, o forno tem que estar aquecido no momento em que for receber a assadeira. Certifique-se de manter a temperatura em 180 °C, pois forno alto ou baixo demais acabam deixando o bolo murcho.

 

shutterstock 129827282

 

2. Acerte na assadeira

O tamanho da forma influencia o resultado final. Use sempre a assadeira indicada para a quantidade de massa. Assadeiras muito pequenas, por exemplo, concentram a massa e atrapalham a sua distribuição correta pela forma, fazendo com que o bolo cresça rapidamente sem estar totalmente assado. Dica: depois de pôr a massa na assadeira, espalhe o conteúdo, distribuindo uniformemente por toda a forma.

 

shutterstock 90723604

3. Não abra o forno

Evite abrir a porta do forno enquanto o bolo estiver assando, pois isso faz com que o ar quente escape, alterando a temperatura interna, desestabilizando a massa e deixando o bolo murcho. Para que isso não ocorra, espere até depois da metade do tempo de preparo para começar a conferir a firmeza do bolo. E lembre-se que quanto menos o forno for aberto, melhor.

 

shutterstock 231307540

4. Esqueça o palito

Usar palitinhos para checar se o bolo está pronto não é boa ideia. Os furos criados pelos palitos deixam o ar escapar do interior do bolo, deixando-o murcho. Para conferir se a massa assou por completo, pressione o dedo indicador levemente na superfície do bolo. Caso a massa afunde e demore a voltar à posição original, deixe assar por mais alguns minutos. Se a massa voltar rapidamente ao normal, desligue o forno e retire o bolo, pois ele já está pronto para ser servido!

 

shutterstock 143200276

5. Papel alumínio

Se você perceber que a superfície do bolo corou muito cedo e que a massa ainda não está pronta, abaixe o fogo e cubra a forma com papel alumínio, deixando a parte brilhante voltada para o bolo. Deixe terminar de assar em fogo brando e você terá um bolo delicioso para servir!

 

shutterstock 221710543

6. Posição central

Posicione a forma no centro do forno para permitir uma distribuição igual de calor em todos os lados do bolo. Se a forma ficar mais perto de uma das paredes do forno, pode ser que a massa apresente variações em sua consistência e em seu sabor.

 

shutterstock 96116573

 

Esta foi a segunda parte da nossa série com dicas incríveis para você sempre acertar qualquer bolo! Esperamos que tenha gostado! Baixe nosso Manual do Bolo inteiramente grátis clicando aqui!


Um beijo grande e até a próxima e última parte, que trará dicas para melhor servir o saboroso bolo que você acabou de preparar!

 

 

 

Gostou? Curta essa receita.

Clique no coração para curtir.

Deixe seu comentário