x

É verdade que existe uma relação de carinho entre a dona e suas panelas. Toda cozinheira que se preze tem suas queridinhas, não é mesmo? E você? Como é a sua panela favorita? De aço inox? De cerâmica? De alumínio? Saiba que cada tipo de panela, material e formato são indicados para usos específicos, ajudando a preparar suas receitas em menos tempo e deixando-as muito mais gostosas! Neste post iremos falar um pouco sobre os tipos de panela! Confira!

 

Panelas de aço inox

shutterstock 260436746

 

São conhecidas por não enferrujar e duram muito mais do que panelas de outros materiais. É o tipo preferido de muita gente. Pode ser lavada na máquina sem problema nenhum. Como as panelas de aço inox fornecem muito calor e o distribui bem, são bastante indicadas para cozimentos de massas e preparo de molhos.


Indicadas para:
- Cozidos
- Refogados
- Caldos


Pelo mesmo motivo (aquecimento rápido e ótima distribuição de calor), não são a melhor opção para frituras. Outra recomendação é ter bastante cuidado ao manusear este tipo de panela. Utilize sempre luvas ou panos grossos para evitar queimaduras.

 

Panelas de cerâmica

shutterstock 146838128 2

 

Se você for uma pessoa cuidadosa, pode ter certeza de que suas panelas de cerâmica irão durar bastante. São superfáceis de limpar e antiaderentes, além de segurar o calor por muito tempo! Levam mais tempo para esquentar, mas é o material que mantém o calor por mais tempo. Isso traz um pró e um contra: a maior vantagem oferecida por este tipo de panela é a opção de cozimentos longos. E a desvantagem, por sua vez, é justamente o tempo que leva para esquentar, que é bem longo.


Indicadas para:
- Pratos que exigem cozimentos longos

 

Panelas de barro

shutterstock 139827544

 

Provavelmente a mais tradicional de todas, a boa e velha panela de barro já não é mais tão comum quanto era antigamente. Em relação às panelas modernas e atuais, as panelas de barro são mais pesadas e menos eficientes, mas ainda são as mais indicadas para o preparo de receitas como moquecas, peixadas, caldos, sopas e ensopados, além de ficarem superlindas em cima da mesa!

 

Indicadas para:
- Ensopados
- Moquecas
- Peixadas
- Caldos

 

Panelas de vidro

shutterstock 25370527

 

Indispensáveis em qualquer cozinha que se preze, as panelas de vidro temperado são fáceis de limpar e não armazenam cheiro ou sabor dos alimentos com que entra em contato! Uma das principais utilizações para esse tipo de panela é o preparo de arroz cozido. Há quem diga que panelas de vidro são um pouco frágeis, mas, se você for uma pessoa cuidadosa, não tem com o que se preocupar!

 

Indicadas para:

- Arroz cozido

 

Pelo que pudemos ver, não existe um tipo de panela melhor do que a outra. O que acontece é que há panelas mais indicadas para tal tipo de receita. Parafraseando Sérgio Reis, “a panela certa é que faz comida boa!”.

Gostaram da explicação? Esperamos que tenha ajudado! Deixe seu comentário, marque suas amigas e até a próxima! Um beijo da Puro Sabor!

 

 

 

Gostou? Curta essa receita.

Clique no coração para curtir.

Deixe seu comentário